Um novo mundo para a web: entrevista para o Correio Braziliense
Esta entrevista girou em torno dos impactos do 5G no avanço de vários ecossistemas tecnológicos, incluindo o metaverso e a inteligência artificial.
O 5G é a base para várias tecnologias em estágio de desenvolvimento, as quais dependem de respostas rápidas (baixa latência). Nesta entrevista, o Prof. Dr. Álvaro Machado Dias discute estes impactos e o que esperar da adoção do 5G.
Por exemplo: o neurocientista Álvaro Machado Dias, professor livre-docente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), destacou que, como no caso de toda inovação, os primeiros efeitos do 5G serão os mais óbvios, porém não os mais importantes. “Haverá mais qualidade na conexão de dados, que vai propiciar uma experiência mais fluida em filmes e jogos, que terão o padrão 4K de resolução como ponto de partida, chegando até ao holograma”, afirmou. A menor latência (menos tempo para conectar), segundo ele, permitirá maior velocidade e estabilidade do sinal, o que vai permitir “a implantação do metaverso”, que é a promessa de fusão da realidade digital com a física, na qual estão investindo Facebook, Microsoft e Roblox.
Leia na íntegra, acessando o link.